Estamos vivendo um momento em que o funcionamento dos órgãos e instituições de saúde está em evidência. O nosso maior dilema no Brasil é a falta de recursos, mas uma gestão ineficiente de documentos também pode trazer alto risco aos pacientes de clínicas e, sobretudo, hospitais.

A falta de clareza nas informações, registros incompletos e demora na pesquisa dos prontuários pode ameaçar a reputação e credibilidade dos profissionais, o funcionamento geral da instituição e, sobretudo, a vida de uma pessoa. 

Em 2018, foi aprovada a lei 13.787/18 que regulamenta a digitalização de prontuários médicos a fim de garantir maior autenticidade, integridade e confidencialidade aos pacientes e segurança nas operações da instituição.

O volume de documentos nos hospitais é sempre muito grande, pois para qualquer procedimento é necessária uma avaliação completa de histórico do paciente, algumas vezes de seus familiares, sem contar a parte burocrática e jurídica que também é bastante extensa. Por mais cuidadoso que seja o armazenamento desses documentos, é muito difícil manter sua integridade, seja pela quantidade ou pelo tempo que precisam ser guardados (em média 20 anos).

Logo, a digitalização é uma ação necessária para otimizar o funcionamento administrativo dos hospitais e clínicas, priorizando, sobretudo, a segurança. Infelizmente, essa não é uma realidade em todo o nosso pais. Ainda há hospitais que precisam lidar com salas de arquivo e não tem um sistema que reúne todas as informações dos pacientes, o que abre margem para erros médicos e demora no atendimento.

A digitalização de prontuários e documentos administrativos facilita a gestão, otimiza a pesquisa de informações e dados sempre que necessário e garante mais objetividade e clareza para as decisões e tratamentos médicos. Além disso, também representa uma economia de espaço e dinheiro e traz mais confiabilidade, pois é a maneira mais segura de gestão documental.

A Gigabox atende aos hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, trabalhando para além da digitalização. Fazemos a integração de sistemas, a custodia dos documentos e encaminhamos aos hospitais um representante responsável por gerenciar os arquivos e dar suporte aos profissionais. Além disso, fazemos toda a organização dos prontuários, registros e oferecemos sistemas de backup em nuvem extremamente seguros e de fácil operação.

O segmento da Saúde, assim como o da Educação, é o que mais têm diferentes demandas todos os dias e precisa de recursos que possibilitem um trabalho organizado, objetivo e claro de seus profissionais. Vidas inteiras estão em um prontuário médico. Mais do que tudo, isso precisa estar seguro. 


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